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DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA: SAIBA QUAIS SÃO SEUS DIREITOS

A demissão sem justa causa é uma categoria de desligamento do colaborador da empresa, em que ele é demitido sem motivo legal. Nesse caso, a empresa paga alguns direitos que estão elencados nas regras do Direito do Trabalho.

Esse tipo de desligamento obriga o empregador a pagar vários tipos de indenizações, pois nesse caso o colaborador não cometeu nenhuma infração e não esperava ser demitido.

Embora o Empregador não precise informar o real motivo pela demissão, deve notificar o colaborador com antecedência de 30 dias ou efetuar o pagamento do Aviso prévio.

Veja abaixo os direitos que o colaborador tem nessa modalidade de demissão:

  • saldo de salário dos dias trabalhados;
  • aviso prévio indenizado;
  • aviso prévio indenizado proporcional;
  • férias proporcionais, acrescidas de 1/3 constitucional;
  • décimo terceiro proporcional;
  • multa de 40% referente ao FGTS;
  • seguro-desemprego;
  • saldo do FGTS.

É muito importante garantir o cumprimento correto de todas as normas que regem a demissão sem justa causa para não colocar em risco colaboradores e empregadores.